quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O valor da amizade

Muito se tem falado e escrito sobre a amizade. Vários autores perpassam os séculos tentando defini-la por meio de palavras e mesmo com exemplos concretos. Mas, afinal, o que é amizade? Em comum, diante de várias definições, a amizade é o exercício do amor incondicional e desinteressado. Quando se é amigo não pensamos no verbo receber, mas apenas e tão somente em dar-se ao outro, tentando da melhor maneira atender suas necessidades para crescer e ser feliz. Mas, o processo da amizade não é fácil, é um caminho árduo que exige muito, daqueles que querem vivê-la com plenitude. Os verdadeiros amigos procuram estreitar os laços da amizade não deixando que emoções repentinas venham a destruir os verdadeiros sentimentos.

Um fator muito importante no exercício da amizade é a liberdade. Por isso é importante lembrar que quanto mais possuo o outro eu não o tenho e sim o detenho. Amigos que olham apenas um para o outro esquecendo os demais entram num círculo vicioso de egoísmo e posse. A amizade abre espaço para o outro permitindo enriquecer mais os laços afetivos que os une. Ser amigo é cativar, criar laços. Cativar é permitir que o ser amigo viva com intensidade sua liberdade e jeito de ser. Ser amigo então é respeitar a singularidade do outro.

O segredo da amizade é a abertura e respeito à unicidade do outro. Amigos não cobram e nem aprisionam o outro. As verdadeiras amizades não podem estar pautadas em valores materiais. Diria que os valores verdadeiros do ser amigo ultrapassam a materialidade do dinheiro, status social, poder e beleza exterior. Quando nos propomos a vivenciar a incrível experiência da amizade estamos abrindo ao nosso coração a oportunidade de encontrar a felicidade plena e verdadeira.

A comunicação na amizade ultrapassa a linguagem verbal. A sintonia se dá pelo coração que se expressa de maneira autêntica por meio do olhar (espelho da alma), dos gestos, da verdadeira linguagem não-verbal. Uma das formas mais puras de entender o amor incondicional é viver, com intensidade de coração, uma amizade verdadeira. Uso o termo amizade verdadeira no intuito de ajudar aqueles que confundem amizade com coleguismo ou companheirismo. Como afirmei anteriormente um dos instrumentos infalíveis para distinguir a amizade de outros relacionamentos é: O tempo. Somente o tempo pode provar uma grande amizade.

Mas, não podemos esquecer que o primeiro passo para viver uma amizade é a abertura pessoal ao outro. Muitos reclamam por não terem vivido a experiência da amizade em suas vidas, esquecendo-se de uma antiga máxima: Queres ter um amigo? Sejas um. Por isso, comparo o processo da amizade ao desabrochar de uma flor. O encantamento da abertura de cada pétala está condicionada ao tempo, ao amadurecimento, ao local onde está plantada e a atenção e cuidado do jardineiro. Quando tiveres um amigo lembre-se: “Quem ama cuida”.

Eudes Alencar

Psicólogo

CRP 17 / 0523

Nenhum comentário: